Formação como Didata em Desenvolvimento dos Grupos
A quem se destina?
Especialistas em Processos Grupais pela SBDG, incluindo aqui também as antigas denominações de Dinâmica e Desenvolvimento de Grupos.
Por que vale a pena continuar sua jornada de desenvolvimento na SBDG?
- Você poderá ampliar sua atuação profissional passando a ocupar a posição de didata na SBDG.
- Esta é a terceira e última etapa na Jornada de Desenvolvimento na SBDG. Habilita senioridade quanto às etapas anteriores, mostrando capacidade de autoanálise quanto a sua performance, flexibilidade para assimilação do novo, com contribuições para o desenvolvimento dos grupos, para a comunidade científica e para o futuro dos grupos.
Você estará apto(a) a:
Conduzir sozinho e/ou em duplas e trios a Formação em Desenvolvimento dos Grupos, bem como supervisionar as etapas anteriores de capacitação para especialistas e didatas.
Critérios para sua formação como didata:
- Integralização de 2.000h (duas mil) de trabalhos com grupos, devidamente comprovadas, onde seja possível identificar a senioridade e contribuições significativas para o desenvolvimento dos grupos e diversidades de experiências. Podem ser utilizadas as horas da titulação para Especialista, e as horas coordenando grupos de Formação da SBDG, desde que as somas destas últimas não ultrapassem 50% (cinquenta), ou seja, 1000 (mil) horas do total das horas contabilizadas;
- Supervisão – integralização de 20 (vinte) horas individuais com foco em sedimentar senioridade, questões atitudinais e do desenvolvimento do self do Coordenador.
- Parceria com Didata, em equipe de coordenação em, no mínimo, 02 (dois) grupos do Programa de Formação finalizados, nas seguintes condições: 1º grupo, coordenando, no mínimo, 80% (oitenta) de presença nos encontros juntamente com o Didata e, no segundo grupo em, pelo menos, 60% (sessenta) de presença nos encontros;
- Cumprimento de uma das seguintes atividades:
- Elaboração de trabalho científico que contemple a experiência acumulada no trabalho com grupos; o trabalho será analisado previamente por um grupo de 04 (quatro) Didatas da SBDG com apresentação diante desta Banca, que irá considerar, na avaliação do candidato, a integração do alcance dos critérios. ou
- Conclusão de Mestrado ou Doutorado, onde tenha apresentado tese ou dissertação que possa ser considerada por 04 (quatro) avaliadores Didatas da SBDG, como contribuição à dinâmica dos grupos.
Carga horária e Estrutura do Programa
A senioridade na maestria em Desenvolvimento dos Grupos.
Este programa também é individual. Sendo assim, entre em contato conosco . Pelo e-mail educacao@sbdg.org.br, para que você possa esclarecer suas dúvidas com um de nossos coordenadores.
Coordenadores, didatas disponíveis
- Ângela Pieruccini
- Carmem Sant’Anna
- Fatima Vielmo
- Genira Rosa dos Santos
- Inês Amaro
- Isabel Doval
- Vanessa Stechow
- Waldemiro Sobrinho