Formação como um(a) Especialista em Desenvolvimento de Grupos
A quem se destina?
A todos os profissionais que concluíram a primeira formação em desenvolvimento dos grupos.
Você estará apto(a) a:
- Demonstrar autoconhecimento na condução dos grupos, tendo consciência dos impactos de si nos outros e dos outros em si, no funcionamento interpessoal e grupal.
- Entender o que se refere a si mesmo em termos de emoções e sentimentos, o que tange ao outro e ao grupo e como lida com as diferentes relações.
- Ter autoconsciência e autorregulações das emoções e sentimentos para manejos nos grupos.
- Obter mais segurança e repertório para o aprimoramento de seu trabalho.
Por que vale a pena fazer?
- A sua influência, independentemente da posição que ocupe, será obtida por meio de uma intervenção, que gere um eco positivo e efetivo nos grupos com os quais interage.
- A garantia da aplicabilidade e sucesso de seu conhecimento dependerá do quanto você colocará esta aprendizagem a favor de si mesmo, do outro e, ao final do dia, de sua carreira. Este programa lhe ajudará nesta prática.
Critérios para sua formação como especialista
- Apresentação de um Relato, seguindo uma das seguintes opções:
- Relato da coordenação experimental desenvolvida no Programa de Formação, com conteúdo que aborde a compreensão e manejo dos processos grupais, supervisionado em 5 (cinco) horas individuais.
- Relato do trabalho com outro grupo, correspondente a uma sessão de, no mínimo, 2h, que aborde compreensão e manejos dos processos grupais. Essas horas de supervisão podem ser iniciadas após o término do 9º encontro da Formação, contando para a Jornada 5 (cinco) horas e quando concluída a Formação em Desenvolvimento dos Grupos. Após o parecer favorável do supervisor, o relato deverá ser encaminhado a SBDG para arquivamento junto ao processo do supervisionando. Esta etapa contará como pré-requisito para seguir na Jornada como Especialista.
- Integralização de mais 20 (vinte) horas de supervisão individual e/ou grupal, conforme critérios especificados, ministradas por Didata credenciado, associado da SBDG, contemplando o desenvolvimento do candidato e respectivo Ensaio Crítico.
- Realização de 640 (seiscentas e quarenta) horas de trabalhos com grupos, presenciais, híbridas ou virtuais, devidamente comprovadas. Essas horas deverão ter foco em Desenvolvimento, privilegiando manejo dos Processos Grupais. Podem ser contadas as horas de trabalhos com Grupos realizadas após o término do 9º encontro da Formação em Desenvolvimento dos Grupos.
- Participação em pelo menos 01 (um) evento científico, presencial e/ou virtual, na qualidade de apresentador de trabalho que aborde temas grupais, ou na qualidade de Coordenador de Laboratório que contemple processos grupais; ou, ainda, ter publicado um artigo científico que verse sobre processo de grupos ou temas diretamente relacionados, em revista indexada ou na Revista da SBDG.
- Aprovação do Ensaio Crítico, elaborado individualmente, e acompanhado por Supervisor, cujo conteúdo retrate a experiência pessoal acumulada na condição de Coordenador de Dinâmica dos Grupos ou Coordenador em Desenvolvimento dos Grupos;
- Apresentação do Ensaio Crítico diante de uma banca examinadora, presencial, híbrida ou online, constituída para este fim.
Carga horária e Estrutura do Programa
Tendo concluído a formação em desenvolvimento dos grupos – sua primeira etapa – e querendo aprimorar sua leitura e trabalho com grupos, este programa irá trabalhar para a sua especialização.
Esta é, portanto, a segunda etapa da sua jornada de desenvolvimento.
Este programa é individual, trata-se do acompanhamento de um(a) didata a sua trajetória profissional. Sendo assim, entre em contato conosco pelo e-mail educação@sbdg.org.br ,para que você possa esclarecer suas dúvidas com um de nossos coordenadores.
Coordenadores, didatas disponíveis
- Ângela Pieruccini
- Carmem Sant’Anna
- Fatima Vielmo
- Genira Rosa dos Santos
- Inês Amaro
- Isabel Doval
- Vanessa Stechow
- Waldemiro Sobrinho