Quem Somos
Somos a única instituição na América Latina que realiza Formação em Desenvolvimento dos Grupos de forma eminentemente vivencial, apoiada por referenciais teóricos amplamente testados e comprovados em mais de 40 anos de atuação.
Prezamos por um formato amparado no Aprender-Fazendo, a partir da vivência de cada membro das turmas e que integra aspectos do Pensar, Sentir e Agir desde o primeiro dia da Formação.
Entendemos que nos mais diversos contextos que estamos inseridos (organizações, grupos sociais, família, escola), a necessidade de facilitar pessoas e processos de forma adequada contribui para o alcance não apenas dos resultados pretendidos, mas também para a construção de relações de confiança com base em um clima saudável de cooperação mútua, essencial para nosso equilíbrio.
.
O que fazemos diz muito sobre nós
No que acreditamos
As relações humanas são pautadas pela confiança e entendimento mútuo do que move o outro. Sendo assim, se faz necessário entender o próprio funcionamento. E, para isto, é essencial que cada indivíduo compreenda e desenvolva diversos papéis nos grupos em que atua, por meio da vivência, autoconhecimento e da autopercepção.
Propósito
Promover o desenvolvimento do indivíduo, das relações e dos grupos, por meio da educação pela experiência, com foco no processo e visando o crescimento humano e coletivo.
Visão
Até 2025, ser reconhecida pela sua excelência em desenvolvimento humano e coletivo, fortalecendo sua abrangência e participação no mercado nacional.
Princípios
- Ética
- Respeito às pessoas com verdade e transparência.
- Cuidado com os grupos e colaboradores.
- Coerência entre nossas ações e estratégias estabelecidas.
- Humildade, pois entendemos que quanto mais sabemos, mais necessitamos aprender.
- Coragem e competência para enfrentar desafios e atender as demandas decorrentes dos mesmos.
A história da SBDG
O começo de um sonho
Em 1977, um ano após ter organizado evento de Psicologia em Porto Alegre (RS) e inspirado pela metodologia de Fela Moscovici, Doralício Siqueira, Psicólogo e apreciador das relações humanas, criou o primeiro grupo de Formação daquela que, anos depois, seria a atual Formação em Desenvolvimento dos Grupos da SBDG.
Os três primeiros grupos foram conduzidos pela pessoa que trouxe a metodologia para o Brasil, Fela Moscovici. Após formar as três turmas, Fela seguiu seu caminho e os formados passaram a realizar a capacitação de novas pessoas.
Em 1983 foi criado o GERS – Grupo de Estudos Regional Sul de Dinâmica dos Grupo, entidade que agregava os formandos pela metodologia, e que tinha como sede, a Racional Consultoria, em Porto Alegre empresa pertencente a Doralício Siqueira.
O sonho realizado
Em 1986 a quantidade de pessoas formadas e que estavam colocando em prática os princípios da formação já era bem expressiva. Neste momento, em 1986, foi criada a Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos com sede em Porto Alegre – RS.
Na prática
Ao longo de 40 anos de existência, a SBDG já vivenciou muitas fases, sempre avançando e contribuindo com seu propósito.
A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos é uma entidade sem fins lucrativos, que fornece subsídios técnicos, teóricos e vivenciais às pessoas que atuam junto a grupos, nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nos seguimentos: empresarial, saúde, educação, comunitário e outros.
Desde sua fundação, em 1983, já formou mais de 330 turmas em quase todos os Estados do Brasil.
A instituição é considerada o maior centro de referência em Dinâmica dos Grupos na América Latina e seus programas e metodologia contribuem fortemente para o desenvolvimento das relações no trabalho, na gestão de conflitos, o que, consequentemente, aporta de forma concreta aos resultados das organizações e ao seu ambiente de trabalho.
Devemos celebrar também o trabalho de Fela Moscovici, que introduziu no Brasil a metodologia da Educação de Laboratório e publicou a primeira obra específica sobre o tema, em 1965, o livro Laboratório de sensibilidade – Um estudo exploratório. A ela nossos agradecimentos.
A gestão da SBDG
Nossa diretoria e como ela agrega para você
A diretoria da SBDG é eleita a cada 2 anos por seus associados, alunos, ex-alunos que se mantiveram conectados à instituição e didatas.
Seu propósito maior é garantir a excelência de seus programas, promover que o aprendizado se mantenham vivo e que todos, conectados a esta instituição, tenham orgulho de fazer parte, de uma forma ou de outra, da SBDG.
Meriete Mendes Pantoja Cardoso
- Presidente
Ângela Caon Pieruccini
- Diretora de Ciência e Educação
Martha Magalhães
- Diretora de Relacionamento e Marketing
Leonardo Miggiorin
- Vice-Diretor de Relacionamento e Marketing
Anderson Renato Estrada
- Diretor Administrativo-Financeiro
Roberson Machado Soares
- Vice-Diretor Administrativo-Financeiro
Conselho Superior
É o guardião do propósito e diretrizes de longo prazo da instituição. Consideram-se questões estratégicas, os objetivos macro apresentados pela gestão em exercício.
Doralício Siqueira filho
- Presidente do Conselho
Meriete Mendes Pantoja Cardoso
- Presidente
Ângela Caon Pieruccini
- Diretora de Ciência e Educação
Lídia Mância
- Vice-presidente do conselho
Hilton Mancio
- Conselheiro
Eliane de Melo Meira Rank
- Conselheira
Isabel Doval
- Conselheira
Mônica Cristina Böhme
- Conselheira